Criar um Site Grátis Fantástico

Política

Política

 

 

Mercadante e Haddad participam de reunião sobre educação com Dilma

Reunião é um dos encontros setoriais da presidente com ministros.
Aloizio Mercadante sucederá Fernando Haddad no Ministério da Educação.

A presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu os ministros Fernando Haddad e Aloizio Mercadante nesta quinta-feira (19) para uma reunião sobre a área de educação no Palácio do Planalto.

Mercadante, atualmente à frente da pasta de Ciência e Tecnologia, substituirá Haddad no Ministério da Educação, conforme anúncio oficial nesta quarta (18). Marco Antonio Raupp, atual presidente da Agência Espacial Brasileira, foi anunciado como novo ministro de Ciência e Tecnologia. A transmissão de cargos e a posse serão na próxima terça-feira (24).

Após cerca de sete horas reunidos com a presidente, Mercadante e Haddad deixaram o palácio sem falar com a imprensa. A assessoria da Presidência não disponibilizou os nomes dos participantes do encontro.

O encontro dos dois ministros com Dilma faz parte de uma série de reuniões setorizadas que a presidente convocou. Trata-se de uma preparação para a primeira reunião ministerial geral de 2012, marcada para a próxima segunda-feira (23). Além de educação, a presidente tratará também nesta quinta de ações na área da saúde. Nesta sexta-feira (19), Dilma se reunirá com ministros da área de infraestrutura.

Pela manhã, a presidente iniciou a rodada de reuniões com a ministra do Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello. O tema foi o programa Brasil sem Miséria, cujo foco é retirar da extrema pobreza 16 milhões de pessoas.

Após a reunião, Tereza anunciou que a meta para 2012 será incluir 320 mil novas famílias no programa e disse estar “muito satisfeita” com o resultado de 2011.

As reuniões setorizadas seguirão até domingo. Entre os temas que devem ser tratados estão infraestrutura – que engloba PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), energia e indústria -, economia, crise internacional, Copa do Mundo e o programa Minha Casa, Minha Vida.

A presidente deverá tratar também de assuntos relacionados ao Ministério do Meio Ambiente, como a conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Rio + 20, a ser realizada na capital fluminense em junho.

Poderão ser debatidos também assuntos referentes a desastres naturais. Desde o início do ano, o governo vem anunciando diversas medidas de ajuda a municípios do Sudeste atingidos por fortes chuvas e à região Sul, que tem sofrido com forte estiagem.


 

Dilma se reúne com ministros para tratar de economia

Seis ministros foram convocados pela presidente para reunião setorial. Encontro serve de preparação para a primeira reunião ministerial do ano.

 

 A presidente Dilma Rousseff está reunida no Palácio da Alvorada, desde o início da manhã deste sábado (20), com ministros da área econômica do governo. Guido Mantega (Fazenda), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Celso Amorim (Defesa) e Antonio Patriota (Relações Exteriores), Miriam Belchior (Planejamento) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) participam do encontro para tratar, segundo a assessoria da Presidência, de assuntos econômicos.

A reunião faz parte de uma sequência de encontros setoriais iniciada nesta semana, que serve de preparativo para a primeira reunião ministerial de 2012, com todas as pastas, prevista para a próxima segunda-feira (23). 

Ficaram pendentes para a próxima semana, além de Energia e Pré-Sal e Comunicação, assuntos relacionados ao Ministério do Meio Ambiente, como a conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Rio + 20, a ser realizada na capital fluminense em junho. Na última sexta, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que se encontraria com Dilma ainda no domingo. A agenda oficial diz, porém, não haver compromissos oficiais para dia 21.

Outro tema que pode entrar na agenda são os desastres naturais. Desde o início do ano, o governo vem anunciando diversas medidas de ajuda a municípios do Sudeste atingidos por fortes chuvas e à região Sul, que tem sofrido com forte estiagem.